Campinas recebe congresso sobre consequências do uso do amianto
Campinas (SP) recebe, a partir desta quinta-feira (6), o Congresso Internacional Sobre Amianto. O evento busca desenvolver trabalhos, projetos e ações para aperfeiçoar a legislação e fiscalização sobre o uso do amianto na indústria e construção civil, além de conscientizar sobre os riscos que ele pode causar. O encontro vai até sábado e o encerramento será com um encontro nacional de familiares e vítimas da fibra mineral.
O congresso é organizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pelo Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat), e contará com palestras ministradas por autoridades no assunto. O evento pretende apresentar uma abordagem jurídica e discutir as consequências que a substância, considerada cancerígena pela Organização Mundial da Saúde (OMS), causa à saúde.
A fibra do mineral do amianto, utilizada entre outros serviços para a fabricação de telhas e caixas d’água, tem o uso proibido em mais de 60 países. De acordo com o Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, pelo menos 2,4 mil mortes foram registradas no país pelo câncer do amianto, o chamado mesotelioma, entre 2000 e 2010.
Entre outras doenças decorrentes do contato com o amianto, estão os cânceres de pulmão e do trato gastrointestinal.
Confira as datas e locais do evento:
Congresso Internacional
Local: Hotel Royal Palm Plaza – Av. Royal Palm Plaza, nº 277 – Jardim Nova Califórnia, Campinas.
Dia 6: das 9h às 17h30.
Dia 7: das 9h às 13h.
Encontro Nacional dos Familiares e Vítimas do Amianto
Endereço: Hotel Vila Rica – Rua Donato Paschoal, 100 – Parque Itália, Campinas.
Dia 8: das 8h30 às 17h.